“Make America Great Again” já não é apenas uma questão política, mas também uma disputa de marca.

Make-America-Great-Again

O famoso slogan de Trump “Make America Great Again” não foi criado por ele. Este slogan foi, primeiramente, utilizado na campanha presidencial de Ronald Reagan, em 1980.

No final de dezembro de 2012, este slogan voltou a surgir num discurso realizado por Donald Trump, enquanto este explicava a sua decisão de continuar na campanha presidencial.
Contudo, a primeira vez que Donald Trump utilizou esta expressão como slogan foi em 7 de novembro de 2012.
Mitt Romney tinha perdido a corrida à presidência contra Barack Obama e Trump sentiu que o seu momento havia chegado.

De forma a assegurar os seus direitos exclusivos sobre este slogan, Donald Trump apresentou o pedido de registo da marca “Make America Great Again”, no Instituto de Patentes e Marcas Norte-americano (USPTO). Procedeu ao pedido de registo da marca nas classes 35 e 36, nas quais se inclui “serviços de comissão de ação política”.
A marca foi finalmente registada em 14 de julho de 2015.

Durante a sua campanha presidencial, Trump deixou bem claro que os direitos da sua marca não se destinavam apenas a manter as aparências.
Após ver o seu slogan ser utilizado pelos seus oponentes Republicanos Ted Cruz e Scott Walker, Trump enviou-lhes notificações, reivindicando os seus direitos e ameaçando ajuizar com uma ação civil e criminal para resolver a questão.

No início de 2017, Trump deparou-se, novamente, com problemas em relação ao seu slogan.
Apesar de suas várias marcas e do seu generalizado uso em seus comunicados, algumas entidades continuam a tentar registar este slogan como marca.
Neste momento, é um fabricante têxtil que tenta registar a marca “Make America Great Again”, na classe 24.

Donald Trump já deu instruções aos seus advogados para apresentarem oposição à esta marca e, apesar de não ter registado nenhuma marca na classe 24, Trump apresentou em 2015 novas marcas “Make America Great Again”, incluindo algumas expressões semelhantes como “Keep America Great!”, em diversas classes, fato que poderá tornar esta questão muito mais fácil de resolver em favor de Trump.

Por outro lado, será interessante ver qual será a análise do USPTO em relação à marca “Make America Great Again”, uma vez que este não foi um slogan criado por Trump e já foi utilizado antes de Trump registrá-la como marca.

 

Fonte: Inventa Internacional